SOU UMA ÓPERA, UM TUMULTO, UMA AMEAÇA
I’M AN OPERA, A RIOT, A THREAT
de / by CRISTINA CARVALHAL
22 Setembro a 10 Outubro 2021 / 22 September to 10 October 2021 SALA MÁRIO VIEGAS - SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
10 e 11 Setembro 2022 / 10 and 11 September 2022 FESTIVAL MIRADA (Brasil)
Sinopse
Uma escritora obcecada pelo funcionamento da mente consciente, a artista-plástica-personagem do romance que está a escrever e Margaret Cavendish, a filósofa-investigadora-romancista do século XVII que lhe assombra os dias, são algumas das figuras evocadas nesta história.
Se o discurso artístico pode ser considerado, por natureza, um discurso contra-corrente, porque é que ainda assim, no seu seio, se mantêm e se reproduzem determinados estereótipos? Uma cadeia de associações subliminares que remonta aos antigos gregos, parece continuar a ligar masculino, intelecto, alto, áspero, espírito, e cultura, por oposição a feminino, corpo, emoção, suave, baixo, carne e natureza.
Uma história com outras histórias dentro, ou como contar uma história, ou sobre a nossa cabeça quando tentamos contar uma história. Uma fantasia, uma paisagem mental, baseada em O Mundo Ardente de Siri Hustvedt.
Criação Cristina Carvalhal Assistência de encenação Alice Azevedo Elenco Inês Rosado, Manuela Couto, Rosinda Costae Sílvia Filipe Cenário e Figurinos Nuno Carinhas Luz Rui Monteiro Som Sérgio Delgado Adereços João Rapaz Fotografia Estelle Valente Produção executiva Sofia Bernardo Co-produção Causas Comuns e São Luiz Teatro Municipal Apoio Fundação Calouste Gulbenkian Agradecimentos Ana Luísa Amaral; Pedro Filipe Marques e TEATRO MEIA VOLTA E DEPOIS À ESQUERDA QUANDO EU DISSER.
Synopsis
Some of the characters evoked in this story are: a writer obsessed with how the conscious mind works, a plastic-artist-character of the novel she is writing and Margaret Cavendish, the 17th century philosopher-researcher-novelist that haunts her days.
If artistic discourse can be considered, by nature, a counter-current discourse, why does it still embody and reproduce certain stereotypes within it? A succession of subliminal associations dating back to the ancient Greeks seems to perpetuate the idea of masculine, intellect, tall, rough, spirit, and culture, as opposed to feminine, body, emotion, soft, short, flesh, and nature.
A story embodying other stories within it, or how to tell a story, or what goes on in our mind when we try to tell a story. A fantasy, a mindscape, based on The Blazing World, by Siri Hustvedt.
Created by Cristina Carvalhal Staging assistant Alice Azevedo Cast Inês Rosado, Manuela Couto, Rosinda Costa and Sílvia Filipe Scenography and costumes Nuno Carinhas Lighti designer Rui Monteiro Sound designer Sérgio Delgado Props João Rapaz Photography Estelle Valente Executive producer Sofia Bernardo Co-production Causas Comuns and São Luiz Teatro Municipal Sponsor Calouste Gulbenkian Foundation Acknowledgements Ana Luísa Amaral; Pedro Filipe Marques and Meia Volta e Depois à Esquerda Quando eu Disser Theatre Company.