ELIZABETH COSTELLO
ELIZABETH COSTELLO
de / by J. M. COETZEE
encenação / directed by CRISTINA CARVALHAL
13 a 16 Dezembro 2017 / 13 to 16 December 2017 PEQUENO AUDITÓRIO - CULTURGEST
11 a 21 Janeiro 2018 / 11 to 21 January 2018 TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
17 Fevereiro 2018 / 17 February 2018 TEATRO MUNICIPAL DE VILA REAL
Sinopse
“Sou escritora. Talvez não me conheçam aqui, mas escrevo, ou escrevi, sob o nome de Elizabeth Costello.” Elizabeth está no limiar da “grande porta”, quer passar “para o que vem depois”, mas terá de enfrentar primeiro um tribunal que parece saído de Kafka – um tribunal do paradoxo.
Alguém chamou a Elizabeth Costello (2003), de John Maxwell Coetzee, Prémio Nobel da Literatura, um “romance disfarçado de digressões”, querendo com isto dizer que estamos perante uma obra inclassificável, que desafia as fronteiras do ensaio e da ficção.
Cristina Carvalhal desvia-a para cena, ela que tem vindo a adaptar e encenar textos que não foram escritos para teatro, como Cândido de Voltaire, Cosmos de Witold Gombrowicz ou A Erva Vermelha de Boris Vian.
Agora num palco perto de nós, Elizabeth, aquela que se apresenta como uma “negociante de ficções” ou “secretária do invisível”, confronta-nos com as suas crenças e discute com outras personagens “ideias polémicas”, como a essência de Deus e o silêncio dos animais, o Holocausto nazi e o vegetarianismo, o amor e o mal. “Acredita na vida?”, pergunta-lhe um juiz no tribunal. “Acredito em tudo o que não se dá ao trabalho de acreditar em mim”, responde Elizabeth Costello.
Direcção Cristina Carvalhal Tradução Maria João Delgado Dramaturgia Alexandre Andrade e Cristina Carvalhal Interpretação Bernardo Almeida, Cucha Carvalheiro, Luís Gaspar, Manuela Couto, Rita Calçada Bastos e Sílvia Filipe Cenários e figurinos Ana Limpinho Luz José Álvaro Correia Som Sérgio Delgado Fotografias Estelle Valente e João Tuna Assessoria Imprensa Rita Tomás Produção Bruno Reis Co-produção Causas Comuns, Culturgest e Teatro Nacional São João.
Synopsis
“I am a writer. You have probably not heard of me here, but I write, or have written, under the name Elizabeth Costello.” Elizabeth stands “at the Gate”; she wants to pass “to what comes next”, but first she will have to face a Kafka-like court – a court of paradox.
Elizabeth Costello (2003), by Literature Nobel Prize laureate John Maxwell Coetzee, was once described as a “novel under the guise of digressions”, which is to say that this is an unclassifiable work that challenges the boundaries between essay and fiction.
Cristina Carvalhal brings it to the stage, as part of a career adapting and staging texts that were not written for the theatre, such as Voltaire’s Candide, Witold Gombrowicz’s Cosmos, or Boris Vian’s L’Herbe Rouge. Now on a stage near us, Elizabeth, who styles herself a “trader of fictions” or a “secretary of the invisible”, confronts us with her beliefs and discusses with other characters such “polemical notions” as the essence of God and the silence of the animals, the Nazi Holocaust, vegetarianism, and love and evil. In court, a judge asks her: “Do you believe in life?” “I believe in what does not bother to believe in me”, replies Elizabeth Costello.
Director Cristina Carvalhal Translation Maria João Delgado Dramaturgy Alexandre Andrade, Cristina Carvalhal Cast Bernardo de Almeida, Cucha Carvalheiro, Luís Gaspar, Rita Calçada Bastos and Sílvia Filipe Set design and costumes Ana Limpinho Light design José Álvaro Correia Sound design Sérgio Delgado Photography Estelle Valente and João Tuna Press Rita Tomás Producer Bruno Reis Co-production Causas Comuns, Culturgest and Teatro Nacional São João.